Manuela Bento

Nota biográfica

Manuela Bento nasceu em Soure, no distrito de Coimbra. Professora de Educação Visual, concluiu o curso de Artes Visuais da A.R.C.A., é detentora de cursos diversificados na área de decoração de interiores com base no estudo da flor e da potencialidade com elemento decorativo.

A sua experiência na decoração, o contacto com materiais inovadores, ambientes plásticos diversificados e as novas tendência nesta área, favorecem a sua capacidade criativa e o seu sentido inovador e estético.

No seu longo currículo, consta a participação como formadora na área das artes plásticas e a realização de várias exposições individuais e coletivas.

A designer sempre sentiu uma grande admiração pela mulher que foi rainha e a quem se associam rosas como símbolo da sua bondade e espiritualidade. Desta forma, ao longo de quase 10 anos a artista colocou o desafio de homenagear a Rainha Santa Isabel de Portugal através da sua arte. Esta marca iniciou-se em 2008, com a preparação da primeira edição da exposição "São Rosas..." que decorreu no Convento de Santa Clara-a-Velha. Foi também a primeira expositora no Convento após as obras de restauro, em 2011.

Em 2014, no Museu Nacional Machado de Castro, na sala do tesouro da Rainha Santa Isabel, a artista expõe uma peça em ferro e flores, encimada com uma flor de Liz, revestida a folha de ouro. Esta peça representa o "Milagre das Rosas".

 

Em 2016, com a comemoração dos 500 anos da Beatificação da Rainha Santa Isabel, a artista concebe um desenho estilizado da padroeira da Cidade de Coimbra, sendo considerada a primeira medalha religiosa moderna realizada em Portugal. Posteriormente, este desenho foi patenteado e surgiu uma coleção de peças de ourivesaria e branding.

Que melhor forma haverá para homenagear a "Rainha das Rosas" que as próprias rosas?